Produção Acadêmica


Layout de montagem da vídeo 
instalação para a Galeria 
Cañizares, Salvador,
Brasil.


Ficha Técnica
Ficha Técnica do trabalho 
prático do TCC do curso de 
Artes Plásticas 2016.1 da Escola 
de Belas Artes – UFBA, 
apresentado à disciplina de Prática 
Profissional EBA 178, sob docência 
e orientação da Professora Dra. 
Celeste Wanner pelo aluno Cláudio 
de Souza.

Título: Caixa D’água, Forte e Leve,
Uma Poética Transterritorial de 
um Percurso das Águas.
Autor: Cláudio de Souza
Técnica: Vídeo Instalação
Ano de realização: 2016
Duração do vídeo: 3min e 18seg. 
em loop.
Materiais: Vídeo áudio colorido 
de alta definição em formato MP4; 
01 canal de vídeo televisor full HD 
40”; 52 fotos coloridas em alta 
resolução com impressão a laser 
sobre papel; 52 recortes de papel 
foamboard de 5mm; cola adesiva 
PVA; fita adesiva 3M VHB.
Dimensões: 170cm x 208cm sobre 
parede expositiva.
Endereço web para assistir video: 
https://vimeo.com/189578610

Sinopse do vídeo
Um vídeo que se inicia com um 
grande close up de um olho de 
criança sereno e fechado em 
consonância ao início da abertura 
sonora do Réquiem “La Lacrimosa” 
de Mozart. Abrindo uma sequencia 
de imagens (com transição  em 
“fade” “deslocamentos de ângulo”, 
em precisa sincronia com as 
variantes do desenho sonoro do 
Réquiem, além da inserção incidental 
inter-capitular das imagens, de vídeo 
e áudio de forte chuva na noite), que 
são antecedidas respectivamente por 
três sequências capitulares 
(inscritas no vídeo) de enquadramento 
conceitual: PIETÁS, em que aparece 
crianças Sírias feridas mortas sendo 
carregadas pelos seus pais e 
familiares; NATUREZAS MORTAS, 
com olhares de crianças fortemente 
traumatizadas nos campos de 
refugiados; e PAISAGENS, diversas 
imagens geograficamente localizadas, 
em situações de grande ascensão e 
imersão emocional, seguidas de 
precipitação de lágrimas de tristeza e 
de alegrias, e de imagens relacionais 
alegóricas ao tema da água que 
representa emoção.

Justificativa
Faz-se premente a necessidade 
diante dos fatos e acontecimentos da 
nossa contemporaneidade política e 
social, de justificarmos nosso acesso 
privilegiado de comunicação, seja 
através da Galeria, Museu, Feira, 
Praça, Rua, Encontro, Imprensa, 
Livro, Web, Radio, Televisão ou 
Cinema, enquanto agente 
intérprete do status quo do sensível 
público, trabalhos que dignifiquem 
junto ao tema, sua razão plástica e 
seu discurso poético. Assim, envolto 
a esta aura de comprometimento, foi 
desenvolvido uma proposição artística 
em formato de vídeo instalação, com 
ênfase na elaboração de um vídeo que
trata de questões da emoção humana 
em diferentes situações, marcadas pela 
tragédia, tristeza, conquista, alegria, dor 
e superação, dialogando com um ensaio 
fotográfico de olhares atentos 
distraídos, de caixas d’água e nuvens 
como metáforas, estabelecendo um ao 
outro neste diálogo, relações cognitivas 
causais e sintomatológicas, na fruição 
que espectador passa a ter do todo 
imagético, sonoro e interpretativo. 
Trazendo à superfície do discurso 
instaurado, o quanto das imersões 
emotivas que nos constrói e 
nos alimenta, podem ser ou são 
politicamente impostas, submetidas, 
adquiridas ou fenomenologicamente 
participadas.






Descrição
A série “Zoologia Política” trata e remete
ao tema das recorrentes incongruências nas
atuais lideranças de representação política
e macro políticas em detrimento do
desenvolvimento humano de suas respectivas
populações representadas. Incidindo numa
crescente desumanização política e
despertando as pulsões da política do animal
em contraponto a atemporal resistência e
imbatível força dos sonhos dos seus
afligidos.

Ficha Técnica
Ficha Técnica do trabalho prático de realização do
projeto escultórico da Série “Zoologia Política”,
do curso de Artes Plásticas 2016.2 da Escola de
Belas Artes – UFBA, apresentado à disciplina de
Expressão Tridimensional V – EBA 139,
sob orientação e docência do Professor Me. Paulo
Guinho pelo aluno Luiz Cláudio de Souza Pereira.

Título: Série “Zoologia Política”
Autor: Cláudio de Souza
Técnica: Modelagem em Papier Collé
Ano de realização: 2017
Materiais: Papel craft, cola de madeira
branca, arames, alfinetes, impressão a laser
e jato de tinta e tinta acrílica.
Dimensões: aproximadamente 70cm de altura na
escultura I e 100cm de altura na escultura II

Sinopse
A execução da proposta deste projeto se faz
por meio da técnica de modelagem escultórica
com papel, cola e arame, e o seu conceito
proposto apresentado, faz-se por assim
dizer, em um modus faciendi de obra
contemplativa, em que, em sua diligência
relacional de comunicação proposta,
estabelece um vínculo de afeição e leitura
permanente.
O discurso poético trata da força do “sonho”
em sua metáfora de alcance, conquista e
realização, representada por um balão
afligido por elementos perfurantes
(alfinetes) e inscrições da palavra “DREAMS”
(sonhos).  Um discurso de um embate
alegórico sobre o sonho e a presença de um
maestro (escultura I) e um músico (escultura
II) com cabeça de touro e raposa
respectivamente  (alegoria das lideranças da
atual política representativa), que a
despeito do seu pressuposto domínio dos
movimentos e de instrumentalizar o poder, é
arrebatado pela vitalidade do voo deste
mesmo balão (alcance) apesar das agressões
infligidas.                                 


projeto de curadoria do artista e curador Claudio de Souza







artista Claudio de Souza



artista Claudio de Souza



artista Claudio de Souza