Layout de montagem da vídeo
instalação para a Galeria Cañizares, Salvador, Brasil.
Ficha Técnica
Ficha Técnica do trabalho
prático do TCC do curso de Artes Plásticas 2016.1 da Escola de Belas Artes – UFBA, apresentado à disciplina de Prática Profissional EBA 178, sob docência e orientação da Professora Dra.
Celeste Wanner pelo aluno Cláudio
de Souza.
Título: Caixa D’água, Forte e Leve,
Uma Poética Transterritorial de
um Percurso das Águas.
Autor: Cláudio de Souza
Técnica: Vídeo Instalação
Ano de realização: 2016
Duração do vídeo: 3min e 18seg.
em loop.
Materiais: Vídeo áudio colorido
de alta definição em formato MP4; 01 canal de vídeo televisor full HD 40”; 52 fotos coloridas em alta resolução com impressão a laser sobre papel; 52 recortes de papel foamboard de 5mm; cola adesiva PVA; fita adesiva 3M VHB.
Dimensões: 170cm x 208cm sobre
parede expositiva. Endereço web para assistir video: https://vimeo.com/189578610
Sinopse do vídeo
Um vídeo que se inicia com um
grande close up de um olho de criança sereno e fechado em consonância ao início da abertura sonora do Réquiem “La Lacrimosa” de Mozart. Abrindo uma sequencia de imagens (com transição em “fade” e “deslocamentos de ângulo”, em precisa sincronia com as variantes do desenho sonoro do Réquiem, além da inserção incidental inter-capitular das imagens, de vídeo e áudio de forte chuva na noite), que são antecedidas respectivamente por três sequências capitulares (inscritas no vídeo) de enquadramento conceitual: PIETÁS, em que aparece crianças Sírias feridas e mortas sendo carregadas pelos seus pais e familiares; NATUREZAS MORTAS, com olhares de crianças fortemente traumatizadas nos campos de refugiados; e PAISAGENS, diversas
imagens geograficamente localizadas,
em situações de grande ascensão e imersão emocional, seguidas de precipitação de lágrimas de tristeza e de alegrias, e de imagens relacionais e alegóricas ao tema da água que representa emoção.
Justificativa
Faz-se premente a necessidade
diante dos fatos e acontecimentos da nossa contemporaneidade política e social, de justificarmos nosso acesso privilegiado de comunicação, seja através da Galeria, Museu, Feira, Praça, Rua, Encontro, Imprensa, Livro, Web, Radio, Televisão ou Cinema, enquanto agente e intérprete do status quo do sensível público, trabalhos que dignifiquem junto ao tema, sua razão plástica e seu discurso poético. Assim, envolto a esta aura de comprometimento, foi desenvolvido uma proposição artística em formato de vídeo instalação, com ênfase na elaboração de um vídeo que trata de questões da emoção humana em diferentes situações, marcadas pela tragédia, tristeza, conquista, alegria, dor e superação, dialogando com um ensaio fotográfico de olhares atentos e distraídos, de caixas d’água e nuvens
como metáforas, estabelecendo um ao
outro neste diálogo, relações cognitivas causais e sintomatológicas, na fruição que o espectador passa a ter do todo imagético, sonoro e interpretativo. Trazendo à superfície do discurso instaurado, o quanto das imersões emotivas que nos constrói e nos alimenta, podem ser ou são politicamente impostas, submetidas, adquiridas ou fenomenologicamente participadas.
Descrição
A série
“Zoologia Política” trata e remete
ao tema
das recorrentes incongruências nas
atuais
lideranças de representação política
e macro
políticas em detrimento do
desenvolvimento
humano de suas respectivas
populações
representadas. Incidindo numa
crescente
desumanização política e
despertando
as pulsões da política do animal
em
contraponto a atemporal resistência e
imbatível
força dos sonhos dos seus
afligidos.
Ficha
Técnica
Ficha
Técnica do trabalho prático de realização do
projeto
escultórico da Série “Zoologia Política”,
do curso
de Artes Plásticas 2016.2 da Escola de
Belas
Artes – UFBA, apresentado à disciplina de
Expressão
Tridimensional V – EBA 139,
sob
orientação e docência do Professor Me. Paulo
Guinho
pelo aluno Luiz Cláudio de Souza Pereira.Título: Série “Zoologia Política”
Autor:
Cláudio de Souza
Técnica:
Modelagem em Papier Collé
Ano de
realização: 2017
Materiais:
Papel craft, cola de madeira
branca,
arames, alfinetes, impressão a laser
e jato de
tinta e tinta acrílica.
Dimensões:
aproximadamente 70cm de altura na
escultura
I e 100cm de altura na escultura II
Sinopse
A execução
da proposta deste projeto se faz
por meio
da técnica de modelagem escultórica
com papel,
cola e arame, e o seu conceito
proposto
apresentado, faz-se por assim
dizer, em
um modus faciendi de obra
contemplativa,
em que, em sua diligência
relacional
de comunicação proposta,
estabelece
um vínculo de afeição e leitura
permanente.
O discurso
poético trata da força do “sonho”
em sua
metáfora de alcance, conquista e
realização,
representada por um balão
afligido
por elementos perfurantes
(alfinetes)
e inscrições da palavra “DREAMS”
(sonhos). Um discurso de um embate
alegórico
sobre o sonho e a presença de um
maestro
(escultura I) e um músico (escultura
II) com
cabeça de touro e raposa
respectivamente (alegoria das lideranças da
atual
política representativa), que a
despeito
do seu pressuposto domínio dos
movimentos
e de instrumentalizar o poder, é
arrebatado
pela vitalidade do voo deste
mesmo
balão (alcance) apesar das agressões
infligidas.
|
projeto de curadoria do artista e curador Claudio de Souza
artista Claudio de Souza
artista Claudio de Souza
artista Claudio de Souza